Atração Educação

Pilar Atração/Acadstem já se prepara para lançamento dos laboratórios móveis no IFAM

A equipe do Pilar Atração, que faz parte do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Academia Stem (Acadstem) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizou visita técnica nesta sexta-feira, 18/03, aos campi do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), nas unidades do Distrito Industrial e Zona Leste, em Manaus.

O coordenador do Pilar Atração, Adan Medeiros, explicou que a visita técnica tem o objetivo de verificar a viabilidade dos campi para o início das operações dos laboratórios móveis da Academia Stem, ainda neste mês de março. “Fomos in loco, com a gestão do Ifam, acertar os detalhes da parceria para o lançamento das atividades educacionais na área Stem (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) junto aos alunos e professores do instituto, que é o primeiro a receber essa mega estrutura inédita no Estado do Amazonas”, frisou Adan.

De acordo com o coordenador geral do Acadstem, Jucimar Maia, os projetos de outras instituições de ensino amazonenses aliados na educação Stem. “Em 2022, a palavra é integração. Os projetos da Samsung agora, dentro da UEA vão ser todos integrados, ou seja, um projeto vai ajudar o outro. A Acadstem já está em processo de integração, com o projeto Aranouá do Ifam e, futuramente, com o projeto Super da Ufam”, expôs o professor.

Também estiveram presentes na visitação autoridades do Ifam como o diretor geral do Campus Manaus Zona Leste (CMZL), David Lima,o diretor geral do Campus Manaus Distrito (CMDI), Nivaldo Rodrigues e a coordenadora do projeto Aranouá, Priscila Fernandes.

O lançamento dos laboratórios móveis para a oficialização da integração entre os projetos está previsto para o final deste mês. Por meio dos laboratórios da Acadstem, os estudantes dos campi de ensino Ifam terão acesso a capacitações em tecnologias makers presentes na indústria 4.0.

Sobre o Academia Stem

É um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento, realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. O projeto Academia Stem é incentivado pela Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91.

Sobre o Pilar Atração

O Pilar Atração é um dos eixos do projeto Academia Stem, voltado para o despertar do interesse dos estudantes a nível médio para as áreas STEM (ciência, engenharia, tecnologia, matemática) e desmistificando essas temáticas como de conhecimento inalcançáveis e, assim, atrair os estudantes para essa realidade, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de recursos humanos para a Amazônia.

Texto: Cristiane Barbosa e Yasmim Tabosa