Atração Educação Inovação

Bolsistas da Academia Stem/UEA iniciam fase com projetos de pesquisa

Na última sexta (01/04), aconteceu, no prédio do Stem Lab, a reunião geral com orientadores e bolsistas de Engenharia Eletrônica integrantes do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Academia Stem.

Esse momento representa uma nova fase para os estudantes, uma vez que, a partir de então, eles darão os primeiros passos dentro do universo da pesquisa científica. Só no curso de eletrônica são 11 projetos, 9 orientadores e 27 bolsistas formando a equipe.

A iniciativa faz parte das séries de ações realizada do Pilar Permanência, segmento do Academia Stem que visa capacitar e integrar estudantes ao universo da pesquisa científica, a fim de que eles desenvolvam habilidades pertinentes a sua área de atuação e permaneçam na universidade até o fim do curso.

“Foi uma oportunidade para discutirmos diretrizes e ouvirmos os estudantes sobre as expectativas que eles possuem ao caminharem conosco. Esperamos que eles desenvolvam excelentes pesquisas e possam se sentir ainda mais próximos de seus orientadores”, afirmou o professor Bruno Monteiro, coordenador do curso de eletrônica da UEA.

O objetivo é que os projetos sejam apresentados, no segundo semestre de 2022, na Amazon Stem Academy Conference, evento da Academia Stem que conta com a participação de especialistas das áreas da ciência, matemática, tecnologia e engenharias, além de dedicar painéis para as apresentações de bolsistas do projeto.

Para o estudante do curso Gabriel Passos, a experiência tem sido transformadora. “Quando eu comecei meu curso, eu estava muito desmotivado. Então veio o Stem oferecendo uma bolsa de estudos e mais a oportunidade de desenvolver um projeto e poder apresentar ele em uma conferência científica, eu me animei bastante. Ter essa oportunidade é surreal”, explicou o estudante.

Texto: Cristiane Barbosa e Yasmim Tabosa