Educação Notícias

Estudantes da UEA apresentam projeto na França

Os pesquisadores Diego Akel e Tássia Forasteiro, estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atualmente bolsistas Capes/Brafitec, foram convidados a apresentar seu projeto em seminário sobre mobilidade sustentável realizado pela École d’ingénieurs généralistes (EIGSI), em parceria com a Fundação E5T.
Em fevereiro, Diego e Tássia estiveram presentes no “Conversas de Excelência”, bate-papo promovido pelo projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Academia Stem (Acadstem), a fim de compartilharem com os alunos de engenharia da UEA as vantagens de realizar intercâmbio durante a graduação.

O evento contou com a presença de 50 palestrantes especializados (professores-pesquisadores, representantes eleitos, atores sócio-econômicos) e aconteceu no dia 21 de abril em La Rochelle, na França, tratando sobre planejamento urbano, bem como questões relacionadas aos desafios ambientais, sociais e econômicos do século 21.

O projeto desenvolvido pelos bolsistas apresentou uma solução para empresas que buscam otimizar sua logística por meio de algoritmos de otimização de rota. O trabalho foi pensado para uma empresa de Montpellier, aplicando os conceitos de pesquisa operacional.Os jovens representam uma parcela de estudantes que realizam pesquisa fora do País e levam os potenciais do Brasil para o resto do mundo.