Oficinas para Alunos STEM

 

O principal foco do Pilar Permanência é a criação de um ambiente que potencialize a diminuição da taxa de evasão e retenção dos alunos, por conseguinte aumentando o percentual de alunos diplomados dentro do período estimado para cada curso, assim como, reduzir as lacunas do conhecimento ofertado ao oferecer um ensino complementar que atenda às demandas do mercado e do Polo Industrial de Manaus. Para alcançar essas metas diferentes ações e atividades estão sendo desenvolvidas: b) Capacitação dos Professores de Engenharia em Metodologias Ativas de Ensino; b) Capacitação dos Alunos da Engenharia, c) Implementação e Desenvolvimento de Projetos Científicos, Tecnológicos e de Inovação e d) Acompanhamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e e) Acompanhamento Psicopedagógico dos Alunos e Professores das Engenharias. Neste primeiro momento os cursos contemplados são os de Engenharia de Computação, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Produção.

Sob a coordenação do Professor Dr. Francis Wagner S. Correia, o Pilar Permanência tem desenvolvido diferentes atividades e ação, envolvendo alunos e professores, a fim de reduzias as taxas de evasão e retenção, e principalmente, qualificar os alunos e professores no estado da arte concertantes as engenharias abordadas. As principais ações em destaque nesse pilar são listadas abaixo:


 2) Capacitação dos Alunos STEM

a) Empreendedorismo I – (CH: 4h)

O curso de empreendedorismo tem como objetivo discutir conceitos e compartilhar práticas que potencializem junto aos alunos a possibilidade de incluir o empreendedorismo como uma possibilidade real para a construção de uma carreira de sucesso. Nesse treinamento foram capacitados 165 alunos da Engenharias no mês de Novembro de 2020.

Data: Novembro/2020 – Capacitados: 165 alunos STEM


b) Empreendedorismo II – (CH: 4h)

O curso de empreendedorismo tem como objetivo discutir conceitos e compartilhar práticas que potencializem junto aos alunos a possibilidade de incluir o empreendedorismo como uma possibilidade real para a construção de uma carreira de sucesso. Nesse treinamento foram capacitados 165 alunos da Engenharias no mês de Novembro de 2020.

Data: Novembro/2020 – Capacitados: 165 alunos STEM


c) Introdução em Programação Python I & II (CH: 16h)

Essa capacitação teve por objetivo geral capacitar os bolsistas do STEM no uso dos recursos básicos e de tópicos especiais na linguagem de programação Python.

Data: Novembro/2020 – Capacitados: 165 alunos STEM


d) Curso Básico em Matemática (CH: 16h)

Essa capacitação teve por objetivos fazer uma revisão geral sobre o tópicos: Revisão: Polinômios, Produtos Notáveis, Fatoração de Polinômios, Frações Algébricas, Revisão: Equações do 1o e 2o grau, Introdução à Funções, Funções Afim, quadrática, modular, exponencial, logarítmica, Derivadas de funções elementares, propriedades de derivadas, Derivadas: Regra da Cadeia e Derivação Implícita, Técnicas de Integração: Integração por Partes e Integrais, Trigonométricas, Técnicas de Integração: Substituição Trigonométrica, Técnicas de Integração: Frações Parciais, Álgebra Linear: Introdução aos Espaços Vetoriais

Data: Março/ 2021 – Capacitados 159 alunos STEM


e) Curso Básico em Física com aplicações em Python (CH: 16h)

Essa capacitação teve por objetivo apresentar os princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas
 
Data: Abril/2021 – Capacitados 159 alunos STEM

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

f) Curso Básico em Criatividade e Inovação (CH: 16h)

Essa capacitação teve por objetivo geral fornecer aos alunos conhecimento para Criação de projetos criativos e soluções inovadoras

Data: Maio /2021 – Capacitados 159 alunos STEM


g) Tópicos Especiais em Engenharia da Controle e Automação (CH: 16h);

Essa capacitação teve por objetivo geral fornecer aos alunos conhecimento para…

Data: Agosto a Setembro/ 2021 – Capacitados: 35 alunos STEM


h) Tópicos Especiais em Técnicas de Negociação (CH: 16h)

Essa capacitação teve por objetivo geral capacitar os estudantes dos cursos STEM a compreender o processo de negociação, bem como a aplicar algumas técnicas de negociação.

Data: Agosto a Setembro/2021 – Capacitados: 34 alunos STEM


i) Tópicos Especiais em Liderança 4.0 (CH: 16h)

Essa capacitação teve por objetivo geral capacitar os estudantes dos cursos STEM no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias a um líder no contexto atual.

Data: Agosto a Setembro/ 2021 – Capacitados: 34 alunos STEM


j) Tópicos Especiais em Telecomunicações (CH: 16h)

Essa capacitação teve por objetivo geral fornecer aos alunos dos cursos de engenharia elétrica e eletrônica conceitos básicos para que possam compreender as novas tecnologias de telecomunicações. Apresentar uma visão geral sobre Rádio Cognitivo, Rádio Dedicado por Software (SDR), Televisão Digital, TV 3.0, Comunicações via Satélite, Comunicações Wireless, Tecnologia 5G e Internet das Coisas (IoT).

Data: Agosto a Setembro/ 2021 – Capacitados: 61 alunos STEM


l) Tópicos Especiais em Fontes de Energias Renováveis (CH: 16h)

Essa capacitação teve por objetivo geral fornecer aos alunos dos cursos de engenharia elétrica e eletrônica conceitos básicos sobre Energia, Classificação da Energia, conhecer suas origens, tecnologias e aplicações das principais Fontes de Energias Renováveis e desenvolver habilidade de leitura, análise, argumentação, lógica e adaptabilidade.

Data: Agosto a Setembro/2021- Capacitados: 61 alunos STEM


m) Tópicos Especiais em Eficiência Energética (CH: 16h)

Essa capacitação teve por objetivo geral fornecer aos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica conhecimentos básicos da eficiência energética.

Data: Agosto a Setembro/ 2021 – Capacitados: 61 alunos STEM


n) Tópicos Especiais em Computação – Design Thinking (CH: 16h)

Essa capacitação teve por objetivo geral fornecer aos alunos do Curso de Engenharia de Computação uma visão geral de definição de soluções computacionais para problemas do mundo real usando Design Thinking.

Data: Agosto a Setembro/ – Capacitados: 26 alunos STEM