pexels-christina-morillo-1181529

Programa de capacitação para professores em Metodologias Ativas

Sob a coordenação do Professor Dr. Francis Wagner S. Correia, o Pilar Permanência tem desenvolvido diferentes atividades e ação, envolvendo alunos e professores, a fim de reduzias as taxas de evasão e retenção, e principalmente, qualificar docentes no estado da arte concertantes as engenharias abordadas. A principal ação em destaque no programa voltado para professores são as capacitações em Metodologias Ativas.

 

1) Capacitação dos Professores em Metodologias Ativas de Ensino (MAE):

O estudo para o uso de metodologias ativas de ensino tem por objetivo fortalecer a formação de professores em aspectos pedagógicos do ensino superior das engenharias tornando-a mais inovadora, a partir da aplicação de situações problemas, casos, simulações e projetos aplicáveis ao ensino para grandes e pequenos grupos voltados para as necessidades do mercado de trabalho.

Confira abaixo as oficinas ofertadas e suas abordagens:

 

 a) OFICINA: Questões Chave de aprendizagem (CH: 3h)

A oficina de elaboração de Questões Chave de Aprendizagem tem por objetivo subsidiar docentes para subsidiar a elaboração de uma questão de aprendizagem na busca de uma resposta criativa adequada à pergunta.

Foram capacitados 79 Professores das Engenharias no mês de Setembro de 2020

 

b) OFICINA: BRAINSTORM E PEER INSTRUCTION (CH: 3h)

A oficina de principal de BRAINSTORM tem por objetivo gerar novas ideias, deixando fluir a imaginação, espontaneamente. Pode ser realizado de forma oral ou escrito. Os participantes são livres para falar ou determina-se uma ordem de participação. E de PEER INSTRUCTION objetiva explorar a interação entre os estudantes durante as aulas e focar a atenção dos estudantes nos objetos de conhecimentos conceituais a partir da comunicação, cooperação, respeito pela opinião do outro, autonomia, criticidade, responsabilidade e empatia entre pares.

Foram capacitados 28 Professores das Engenharias no mês de Setembro de 2020

 

 c) OFICINA: DEBATE E ONE MINUTE PAPER (CH: 3h)

A oficina de Debate teve por objetivo instigar diferentes posições, teorias e pontos de vista proporcionando a reflexão dos acadêmicos sobre determinado conhecimento. E o ONE MINUTE PAPER enquanto técnica de verificar rápida de compreensão dos alunos acerca de algum tópico específico, onde o professor faz uma pergunta e os alunos têm um minuto para escreverem suas respostas.

Foram capacitados 28 Professores das Engenharias no mês de Setembro de 2020 

 

 d) OFICINA: PROBLEM-BASED LEARNING  (CH: 3h)

A oficina teve por objetivo apresentar uma sequência didática sobre ABP com os benefícios, preparação do instrutor, o tempo de atividade, a forma de participação do aluno, algumas dicas de facilitação e o tipo de avaliação da aprendizagem alcança.

Foram capacitados 27 Professores das Engenharias no mês de Setembro de 2020

 

 e) OFICINA: Case Studies (3h)

A oficina teve por objetivo apresentar a fundamentação teórica do estudo de caso, os procedimentos a serem usados nesta metodologia, seus benefícios, preparação do instrutor, o tempo de atividade, a forma de participação do aluno, algumas dicas de facilitação e o tipo de avaliação da aprendizagem que pode ser usada.

Foram capacitados 26 Professores das Engenharias no mês de Setembro de 2020

 

 f) OFICINA: Project Based Learning  (3h)

A oficina de PBL teve por objetivo apresentar alguns elementos teóricos desta metodologia, os procedimentos a serem usados, seus benefícios, preparação do instrutor, o tempo de atividade, a forma de participação do aluno, algumas dicas de facilitação e o tipo de avaliação da aprendizagem que pode ser usada.

Foram capacitados 26 Professores das Engenharias no mês de Setembro de 2020

 

g) OFICINA: Simulação e Jogos (3h)

A oficina de simulações e jogos teve por objetivo discutir as possibilidades destas duas metodologias serem utilizadas nos cursos de engenharia mostra-se relevante na construção de competências e o desenvolvimento do raciocínio crítico, observação, análise, reflexão, bem como a tomada de decisões, argumentação e organização.

Foram capacitados 28 Professores das Engenharias no mês de Setembro de 2020